Quanto Vale uma Mãe?

Por Pr. Josilton Manoel

Todo segundo domingo de maio, comemora-se o tão badalado “Dia das Mães”! Quanto vale uma mãe? Qual o valor de sua abnegação total? Poderíamos calcular? A Bíblia descreve em Provérbios 31, as características de uma mãe dotada de reais qualidades e a denomina de “mulher virtuosa”, pontuando ainda, que o seu valor muito excede o de finas joias.

Qual o segredo dessa mulher virtuosa? Qual a origem primária de suas virtudes? Ora, a mulher virtuosa centra-se em Deus! As demais qualidades emanam desta plataforma maior. Ela teme ao Senhor. Por estar centrada em Deus, ela, por sua vez, centra-se na Palavra de Deus, no cuidado do marido, na administração da casa, na realização profissional, na necessidade dos outros, na educação e cuidado dos filhos.

Na perspectiva de família completa, o Salmos 128, desenha com precisão uma família modelo, onde marido, mulher, filhos e netos convivem num lar, que é uma espécie de céu prematuro. Uma família que tem Deus como centro das atenções assemelha-se ao lar celestial. “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js.24:15), disse Josué, indicando seu pacto familiar com a vontade divina. Família feliz, é família que se sujeita ao Eterno. A convivência sadia entre marido e mulher, pais e filhos faz parte do plano original de Deus.

A relação mãe e filhos está fundamentada no amor. Dos amores que na terra existem, o amor de mãe é o que mais se aproxima do amor de Deus. Pelo seu caráter sacrificial e intenso, o amor de mãe indica que existe um amor mais profundo, mais sublime, mais completo, mais perfeito, mais sagrado... o amor de Deus.

Portanto, os mais sublimes presentes para se recompensar uma mãe não são os tesouros que as traças corroem e os ladrões roubam. Mas aqueles que procedem do coração: Amor, carinho, respeito, obediência, honra, cuidado, dedicação. Enfim, amor com amor se paga. Nada mais justo do que retribuir com valores eternos o cuidado materno. O colar mais precioso com que se possa ornar uma mãe são os braços agradecidos de um filho. 
Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário