Uma Família Saudável

Js.24:15
Por Pr. Josilton Manoel


“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. A confissão de Josué pode parecer simplista, mas foi de grande significado e importância pra ele e os seus. Suas palavras dão idéia de harmonia familiar; propósito de vida; centralidade de Deus no lar; sujeição voluntária da família à vontade divina; oposição aos deuses – submissão a Deus; busca pelo ideal; espiritualidade no lar, e finalmente, família saudável. A constituição de uma família não é o fim em si mesmo, também não é o ápice de todo gozo e não garante a felicidade de ninguém, as novelas e seriados passam essa imagem utópica. Fazemos coro com o Rev. Hernandes Dias quando diz “A felicidade conjugal (familiar) precisa ser construída com renúncia e investimento”. O matrimônio é o começo de uma Nova Fase da Vida, que precisa ser bem nutrida e dotada de virtudes. Sendo assim, queremos pensar sobre os predicados de uma virtuosa família. O que é uma família saudável? Já sabemos que o contrário de saudável é doente, enferma, sem saúde. Quais as marcas de uma família saudável?

Ela é Centrada em Deus. Em II Cr. 20:12 o rei Josafá confessa, “...nossos olhos estão postos em Ti” – Hb.12:2 diz “olhando firmemente para Jesus...”. Família saudável é família que tem “Deus como Senhor , e o Senhor como Deus”, é família que não olha nem para direita, nem para a esquerda, pelo contrário, tem os olhos fitos nos céus (Sl.121:1,2). Não se trata neste particular daquela família que simplesmente professa uma religião, mas daquele lar fundamentado, alicerçado em Deus. Dr. David Murray faz uma ajuizada análise de Provérbios 31 desvendando com cautela o segredo da mulher virtuosa. De fato, qual seria a origem primária de suas virtudes? A mulher virtuosa centra-se em Deus, as demais qualidades emanam desta, “teme ao Senhor” (v.30). Por estar centrada em Deus, ela então, centra-se na Palavra, no Marido, nos Filhos, na Administração do Lar, na Necessidade dos Outros. O Salmos 128 retrata uma Família Exemplar – Homem temente, Esposa videira frutífera, Filhos rebentos da oliveira, Longevidade, Felicidade. Qual o segredo deste bem sucedido ninho? Um homem centrado em Deus, pode sim, fazer grande diferença. O Salmos 128 começa dizendo “Bem aventurado o homem que teme ao Senhor..” (v.1). Se a família estiver Centrada em Deus, dificilmente haverá espaço para as mazelas destrutivas do nosso século. Além do mais, terá uma visão bíblica de Sofrimento, Bens, Trabalho, Finanças, Igreja, Mundo e Relações Humanas.

Ela é Focada nos Reais Valores do Reino. LUTERO, o nobre reformador, casou-se em 1525 com Catarina de Bora e teve 6 filhos disse, “Tenho sido muito feliz em meu casamento, graças a Deus... Ter paz e amor em família é a dádiva mais próxima do conhecimento do evangelho”. CALVINO casou-se em 1540 com uma viúva chamada Idelette de Bure. O celebrante Guilherme Farel escreveu a outro pastor e comentou a união dizendo, “Calvino se casou com uma mulher íntegra e honesta, até mesmo bonita”. Percebemos como nossos reformadores valorizavam (tanto e muito mais) a beleza interior. Isso era primordial numa relação (Rm.14:17). Um dos grandes objetivos de Satanás é Inverter a boa ordem da criação, promovendo a perversão entre os homens, nos meios sociais, no segmento eclesiástico e no âmbito Familiar. Quando a família abandona os princípios do Reino, conseqüentemente se autodestrói, mete-se num abismo sem fim. “Destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Sl.11:3). Toda Igreja, como todos os lares cristãos devem estar “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos...” (Ef.2:20). Há nas Escrituras inúmeros exemplos de distúrbios familiares: Caim com Abel, Jacó e Esaú, Davi, Ananias e Safira, etc. Qual a causa destas crises? Sugerimos que tenha sido o abandono de princípios estabelecidos por Deus. Viver em família é amar, se sujeitar, suportar, negar-se a si mesmo, uma criteriosa observância dos decretos divinos. 

Ela Compreende que Marido e Mulher, Pais e Filhos, apesar das Diferenças, se Completam e se Amam. Um dos maiores desafios do ser humano no relacionamento interpessoal é saber lidar com as diferenças. De fato, somos diferentes em inúmeros aspectos: gêneros, cores, escolaridades, preferências, personalidades e gênios. Estas diferenças devem nos completar e não nos complicar. A relação marido e mulher, pais e filhos é dotada de qualidades e defeitos. Esta convivência faz parte do plano original de Deus, “...homem e mulher os criou... sede fecundos, multiplicai-vos...” (Gn.1:27,28). O Deus que instituiu a família, também disponibilizou todos os recursos necessários para sua manutenção e edificação. O Deus da família é o Deus providencial (Ef.4:31-5:2; Cl.3:18-21).

Ela Foge de Toda Aparência do Mal, Sujeitando-se a Deus, Resistindo ao Diabo.
“Sujeitai-vos, portanto a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7) . Devemos empreender toda diligência para que as coisas não se invertam – à Deus nos submetemos, ao diabo resistimos. O ambiente familiar não é constituído só de entretenimento e bonança. É também um campo de batalha contra o conhecido Inimigo, que procura arregimentar mais inimigos, objetivando perverter aquilo que é sagrado (I Pd.5:8). Ele está à procura de parceiros nessa empreitada. São muitos os inimigos do lar. Se a família está na iminência do desespero, não sejamos nós a causa desse caos. Deus nos têm chamado para construir e edificar, não destruir e danificar (Mt.6:13; I Ts.5:22).

Ela Cuida Bem de Tudo, Inclusive da Administração de Suas Finanças. Vejamos o que I Tm. 6:7-10 nos revela: (7) O nada levaremos; (8) Sustento e contentamento (Pv.30:7-9); (9) Os perigos da obstinação pela riqueza (Lc.12:15); (10) O amor ao dinheiro e suas conseqüências. Já dissemos que a família centrada em Deus tem (biblicamente) uma visão monetária correta. Uma família saudável sabe à que fim se destinam os recursos fielmente adquiridos. Sabe o que fazer com suas finanças: 1) Auto-sustento (Sl.128:2; I Tm.5:18); 2) Contribuição Eclesiástica (At.4:34,35; ll Co.9:7); 3) Socorro aos Necessitados (Mt.25:34-40; At.20:33-35). Entendemos que nossos recursos também são para glória de Deus.

Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário