União de Auxiliadoras Congregacionais (UAC) em Gratidão



Nos dias 20 e 21 de outubro de 2012 o Departamento de Auxiliadoras (UAC) prestará à Deus ação de graças juntamente com toda Igreja (IECMS) por mais um ano de organização. O Pr. Anacleto Inácio, ministro Congregacional, estará expondo a Palavra de Deus.
Os cultos serão realizados no sábado (20), às 20h00; e no domingo (21), às 09h30 e às 19h00.
Convidem familiares e amigos!!!

Refletindo sobre a Reforma Protestante


Em 31 de outubro de 1517 aconteceu a renomada Reforma Protestante, um relevante marco na história na Igreja Cristã.

Dia 28 de outubro de 2012, às 19h00, a IEC Monte Sião prestará culto em gratidão a Deus pela herança doutrinária, exemplo de vida e dedicação missionária deixada pelos Reformadores. O preletor será o Pr. Magno Marcouse, ministro Congregacional e diretor do Seminário Teológico Congregacional da Aliança (STEC) em Caruaru PE.
 

Entrevista: Criacionismo e Cristianismo

Dr. Augustus Nicodemus G. Lopes
 
Doutorou-se em Hermenêutica e Estudos Bíblicos (Ph.D.,NT) no Westminster Theological Seminary, Estados Unidos (1993). É Chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. É autor de vários livros, entre eles "Calvino, o Teólogo do Espírito Santo" (1996), "O que Você Precisa Saber sobre Batalha Espiritual" (1997), "Calvino e a Responsabilidade Social da Igreja" (1997), "A Bíblia e a Sua Família" (2001), "O Culto Espiritual" (2001), "A Bíblia e Seus Intérpretes" (2004), além de diversos artigos.

Em entrevista exclusiva, Augustus Nicodemus explica a relação entre o criacionismo e o cristianismo.

Qual tem sido o entendimento atual da igreja acerca da discussão criacionismo/darwinismo?
Aqui no Brasil esta questão está iniciando. Mas, a tendência é crescer. Conforme um próprio articulista ateu evolucionista da
Folha de São Paulo admite, o criacionismo está crescendo no Brasil. Os evangélicos não são bem informados sobre o assunto porque não há pregação e ensino sobre isto na grande maioria das igrejas e nas escolas onde estudaram só aprenderam o evolucionismo. Não é de admirar que muitos jovens evangélicos percam a fé quando entram na universidade, onde são confrontados com uma visão de mundo evolucionista, naturalista e atéia. Mas, eu diria, que as pesquisas mostrariam que a grande maioria dos evangélicos no Brasil acredita que o mundo originou-se como o livro de Gênesis relata. Nos Estados Unidos, onde esta pesquisa foi feita recentemente, a maioria dos americanos continua crendo no relato bíblico [nota do blogueiro: ver artigo sobre pesquisa com pastores protestantes nos EUA aqui]. O que as igrejas precisam fazer é promover mais encontros e eventos sobre o assunto e dissipar os mitos em torno tanto do evolucionismo quanto do criacionismo.

Dr. John MacArthur, teólogo norte-americano, acredita que rejeitar uma criação literal de 6 dias é um erro teológico sério, pois ataca a autoridade da Bíblia (ver
aqui). O senhor concorda?
Fica difícil discordar de Dr. MacArthur, um homem muito culto e preparado e um dos escritores mais lidos e conhecidos nos meios evangélicos internacionais de hoje. Para mim o problema é o seguinte: se o relato dos seis dias não quer dizer o que parece dizer, então quer dizer o quê? Quais as alternativas à leitura natural da narrativa de Gênesis 1-2? E se o relato da criação não é literal, podemos dizer que o relato da queda do homem em Gênesis 3, que vem logo na sequência, também não é literal? Afinal, Adão existiu ou não? Houve realmente um momento histórico em que o primeiro casal caiu de um estado de inocência em que foi criado? A resposta a estas questões vai afetar profundamente a soteriologia e a cristologia do Novo Testamento, que assume a historicidade do relato da criação e da queda em Gênesis 1-3 como justificativa para a encarnação, morte e ressurreição de Cristo, como Paulo escreve em Romanos 5 e 1Coríntios 15, ao fazer um paralelo entre Adão e Cristo.

Por que muitos cristãos encontram-se confusos com relação ao criacionismo?
Talvez por que não entendam direito a sua Bíblia, as implicações da teoria da evolução para a visão cristã de mundo e nem os argumentos a favor da criação que têm sido levantados e defendidos por cientistas cristãos sérios mundo afora.

Quais são as implicações práticas dessa confusão na igreja?A mais importante é que os jovens cristãos ficam sem um fundamento sólido para responder aos ataques dos ateus e evolucionistas nas salas das escolas e principalmente das universidades, e não poucos acabam cheios de dúvidas ou sem acreditar em mais nada.

Augustus, para terminar. Como o criacionismo tem influenciado a sua vida cristã?Se estamos definindo criacionismo como o entendimento de que o mundo e a raça humana originaram-se conforme o relato de Gênesis 1-2 e do restante da Bíblia, eu diria que este entendimento é a base de todas as demais crenças que tenho acerca da realidade que me cerca e das pessoas com quem convivo. Mais, é a base para a avaliação e compreensão que tenho de mim mesmo como ser humano, minhas limitações e fraquezas, os anseios da minha alma pela transcendência e minha capacidade de crer e confiar em Deus e no seu Filho Jesus Cristo. Sou um ser humano criado à imagem do Criador do universo. Saber isto faz toda a diferença em minha vida, pois entre outras coisas me traz uma base epistemológica para apreciar e defender os valores como o amor ao próximo, a misericórdia e o perdão, a bondade, a busca da paz e da justiça e da defesa da vida humana e do meio ambiente.
_________________________________
 

Pr. João Carlos Partiu para o Senhor


Todos os que fazem a IECMS sentem profundamente a perda do Pr. João Carlos de Araújo Santos, que dedicou alguns anos de sua vida como pastor efetivo de nossa Igreja. 
Partiu para estar com o Senhor aos 44 anos, no sábado, 29/09/2012, às 20h00, em Campina Grande PB, depois de relutar incansavelmente pela vida durante 40 dias numa Unidade Hospitalar devido a complicações no sangue e fígado. O sepultamento se deu no domingo (30), às 16h00, na presença de dezenas de pastores e missionárias de sua convivência, bem com, centenas de irmãos em Cristo de diferentes denominações. Resta-nos agora, além da lembrança, olhar para sua família (esposa e filhos) com dedicada atenção e benevolência.
"Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro"  (Fp.1:21).
 

Céu

Apocalipse 21:1: “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe”.

“Céu é o termo bíblico para designar o lugar de habitação de Deus (Sl 33.13-14; Mt 6.9), o lugar de sua presença para onde o Cristo glorificado retornou (At 1.11). A Igreja militante e a Igreja triunfante se unem ali para o culto (Hb 12.22-25), e, um dia, o povo de Deus estará ali com Cristo para sempre (Jo 17.5,24; 1Ts 4.16-17). O céu é o lugar de descanso de Deus (Jo 14.2). É descrito como uma cidade (Hb 11.10) e uma pátria (Hb 11.16.

Pensar no céu como um lugar é mais correto do que errado, ainda que a palavra (lugar) possa enganar. As Escrituras descrevem o céu como uma realidade espacial que toca e interpenetra o espaço criado. Segundo a Carta aos Efésios, o trono de Cristo à direita do Pai (Ef 1.20) e a vida dos cristãos em Cristo estão ambos nos lugares celestiais (Ef 1.3,20; 2.6). Paulo alude à sua experiência no terceiro céu ou paraíso (2Co 12.2,4). Um corpo ressurreto, adaptado à vida do céu, nos espera (2Co 5.1-8). Enquanto estamos em nosso corpo atual, as realidades do céu são invisíveis para nós, e só as conhecemos pela fé (2Co 4.18; 5.7). A esperança fundada sobre o que a fé vê dá-nos coragem para perseverar (Rm 8.25; conforme Gl 5.5; 1Jo 3.3).

Podemos formar uma idéia da perfeita vida do céu baseados naquilo que conhecemos imperfeitamente agora (1Co 13.12). Nossa comunhão com Deus e com outros cristãos jamais se quebrará (Sl 23.6). Segundo o Apocalipse, lá não haverá lágrimas, tristeza ou morte (Ap 21.4). Segundo a Carta aos Romanos, a própria terra, com a vida sobre ela, está sujeita à vaidade por causa do pecado (Rm 8.20). Através do Espírito, sabemos que esta corrupção será destruída, e as possibilidades vagamente percebidas na criação decaída serão realizadas na liberdade da glória dos filhos de Deus (Rm 8.21).

Segundo o Breve Catecismo, fomos criados para glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. As coroas, festas e celebrações da vitória descritas nas Escrituras colocam um aspecto dessa alegria diante dos nossos olhos. O triunfo do Cordeiro que foi morto e de seus santos com ele (Ap 5.6; 14.1) é outro aspecto. No centro está a união de Deus com seu povo (Ap 22.4). Esta era a promessa da aliança (Jr 30.22), e está destinada a ser realizada de um modo que vai além da nossa imaginação (Ef 2.7; 3.9; conforme 1Co 2.9).
________________________________

Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra, Nota Teológica, página 1548.
 

Qual é a Condição e a Atividade das Almas no Céu?

 
Por William Hendriksen
Apocalipse 7.9-17


1. Sua Condição
Nunca será suficiente o bastante enfatizar que os redimidos no céu, no momento entre sua morte terrena e sua completa ressurreição, não tenham contudo atingido a última glória. Eles estão vivendo no que geralmente é chamado de �o estado intermediário�, não contudo o estado final. Embora, certamente, eles estejam serenamente felizes, a felicidade delas não é contudo completa.

Sobre este assunto o Dr. H. Bavinck se expressa como segue (minha tradução):
A condição do santificado no céu, embora sempre tão gloriosa, tem um caráter provisório, e isto por várias razões:

a. Eles estão agora no céu, e limitados a este céu, e não contudo em posse da terra que junto com o céu lhes foi prometida como uma herança.

b. Além disso, eles estão privados de um corpo, e esta existência incorpórea não é... um lucro, mas uma perda. Não é um acréscimo, mas uma diminuição do ser, visto que o corpo pertence à essência do homem.

c. E, finalmente, a parte nunca pode estar completa sem o todo. Somente se relacionando à comunhão de todos os santos que a abundância do amor de Cristo pode ser conhecida (Ef 3.18). Um grupo de crentes não pode ser aperfeiçoado sem o outro grupo (Hb 11.40)�. ( Gereformeerde Dogmatiek , terceira edição, Vol. 4, págs. 708, 709)

Nisto nós estamos de comum acordo. Mas isso não significa que entre este estado intermediário e o estado final (depois da ressurreição) há um intervalo completo, um total contraste. Pelo contrário, da mesma maneira que há em muitos aspectos imediatamente uma continuidade entre nossa vida aqui e nossa vida no céu após à morte (veja, por exemplo, João 11.26; Apocalipse 14.13), então também há continuidade entre aquele estado intermediário e o estado final. Estaria então definitivamente errado dizer à respeito dos símbolos das Escrituras que descrevem o estado final que estes não têm nada para nos falar à respeito do estado intermediário. A dourada Jerusalém realmente pertence ao futuro mas também ao presente, até onde este presente pressagie o futuro. (Esta é a posição que eu mantive em meu livro More Than Conquerors, an Interpretation of the Book of Revelation ; veja especialmente as páginas 238 e 243, a qual eu ainda apoio.)

Pensando nisto é então completamente legitimo usar Apocalipse 7.9-17 como base para um estudo sobre o estado intermediário.

Agora, muitas das características achadas aqui em Apocalipse 7 são de um caráter negativo. Nós aprendemos que os redimidos são libertos de todo provação e sofrimento, de toda forma de tentações e perseguição: nunca mais fome, sede, ou calor. Ainda, também há características positivas. O Cordeiro é o seu Pastor. O Cordeiro conduz o rebanho dele às fontes da água da vida. Esta água simboliza a vida eterna, a salvação. As fontes de água indicam a fonte da vida, para que através do Cordeiro os redimidos tenham uma comunhão eterna e ininterrupta com o Pai. Finalmente, o toque mais doce de tudo: �E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima�. Não só as lágrimas são enxugadas, ou até mesmo enxugadas fora ; eles são enxugados fora dos olhos, de forma que nada mais que alegria perfeita, felicidade, glória, doçura, comunhão, vida abundante, sobre. E o próprio Deus é o Autor desta perfeita salvação.

2. Sua Atividade
a. Eles descansam. Veja em Apocalipse 14.13. O corpo, certamente, está em repouso no sepulcro e espera o dia da ressurreição. Mas a alma agora descansa da competição da vida, do trabalho pesado, de se entristecer, da dor, de sua angústia mental e especialmente de seu pecado!

b. Eles vêem a face de Cristo. Veja em Apocalipse 22.4 (claro que, isto será verdade em uma sensação até mais completa após a ressurreição). Os olhos dos redimidos (sim, até mesmo as almas têm olhos; quem negará isto?) são dirigidos à Cristo, como a revelação da Trindade de Deus. Aqui nesta vida terrena nossos olhos são desviados freqüentemente para longe de Cristo. Desta forma, uma pessoa é lembrada como a famosa pintura de Goetze (�Menosprezado e Rejeitado dos Homens�) em qual você nota como todos os olhos são virados longe das dilacerações por lança e da coroa de espinhos do Salvador. Mas no céu nosso Senhor será o mesmo centro de interesse e atenção, porque ele será todo glorioso, e nós já não seremos egocêntricos. Nós não poderemos virar nossos olhos para longe dele.

c. Eles ouvem. Eles não ouvirão os coros gloriosos e hinos descritos no livro de Apocalipse? Cada um dos redimiram não ouvirá o que todos os outros redimidos, ou que os anjos, e o que Cristo lhes tem a falar?

d. Eles trabalham. �Os seus criados o servirão�. Haverá uma grande variedade de trabalho, como está claro em tais versículos como Mateus 25.21, e concluímos também em 1 Coríntios 15.41, 42. Será um trabalho feito com bom grado, alegremente. Não diga que este trabalho é impossível contanto que as almas estejam sem os seus corpos. Os anjos - que também não têm nenhum corpo - não são enviados para realizar tarefas?

e. Eles se regozijam. Porque toda tarefa os estará assim satisfazendo completamente e restaurando, os redimidos cantam enquanto trabalham. Este canto também irá, obviamente, ser diferente após a ressurreição. Ainda assim, não é possível para almas louvar Deus? Não é possível para os redimidos terem �hinos em seus corações?� Além disso, eles entraram �na alegria de seu Senhor !�

f. Eles vivem. Até mesmo durante o estado intermediário o redimido realmente está vivo. Eles não estão sonhando. Nós não devemos conceber estas almas como sombras silenciosas que deslizam por ai. Não, eles vivem e regozijam em uma comunhão abundante e glorioso (sobre qual nós esperamos dizer mais tarde, no capítulo 13). Além disso, é com Cristo que eles vivem. Onde quer que você o ache, você os achará. Tudo que ele faz eles fazem (até onde para eles é possível fazer). Tudo que ele tem, ele compartilha com eles. Se você deseja provas veja em Apocalipse 3.12; 3.21; 4.4; cf. 14.14; 14.1; 19.11; cf. 19.14; 20.4.

g. Eles reinam . Eles compartilham com Cristo em sua glória real.
________________________________
 
Fonte: A Vida Futura Segundo A Bíblia, William Hendriksen, Editora Cultura Cristã.

Martinho Lutero (1483-1546)


Martinho Lutero nasceu no dia 10 de novembro de 1483. Sua família era pobre e ele lutou com muita dificuldade para estudar. Preparava-se para ingressar no curso de Direito, quando resolveu tornar-se monge. Entrou para o mosteiro agostiniano de Erfurt, em 1505, antes de completar 22 anos de idade. Dois anos depois foi ordenado sacerdote. No ano seguinte foi para Wittenberg preparar-se para ser professor na recém-criada universidade daquela cidade. Foi lá que Lutero dedicou-se ao estudo das Escrituras. E ao estudar a Epístola aos Romanos, descobriu que “O justo viverá por fé” (Romanos 1.17). Ele já havia feito tudo que a igreja indicava para alcançar a paz com Deus. Mas sua situação interior só piorava. Ao descobrir a graça redentora, entregou-se a Jesus Cristo, pela fé, e encontrou a paz e a segurança de salvação. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou, na porta da capela de Wittenberg, as suas 95 teses. Era o início da Reforma. Lutero tentou reformar a igreja, mas Roma não quis se reformar. Antes o perseguiu violentamente. Em 1521 ele foi excomungado. Neste mesmo ano teve que se esconder durante 10 meses no castelo de Wartburgo, perto de Eisenach, para não ser morto. Depois voltou para Wittenberg, de onde comandou a expansão do movimento de reforma. Lutero faleceu em Eisleben, no dia 18 de fevereiro de 1546.
______________________________________

Dia 28 de outubro de 2012, às 19h00, prestaremos culto em gratidão a Deus pela herança doutrinária, exemplo de vida e dedicação missionária deixada pelos Reformadores.
 

Estudando As Escrituras em Classe


Participe com toda sua família da nossa Escola Bíblica Dominical (EBD), sempre às 09h30. Estamos estudando A Epístola de Paulo aos Gálatas – “A Carta da Liberdade Cristã”. “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl.119:105).

Horário de Culto volta à Normalidade



O culto do domingo à noite em nossa Igreja voltará ao seu horário normal (19h00) depois das eleições - A poluição solora das campanhas nas vias paralelas da PE-160 incomodava. Portanto, no domingo, dia 14/10/12, o culto noturno começará às 19h00.


Atividade Semanal: quarta, Oração (20h00); quinta, Doutrina (20h00); sexta, Visitação e Adolescentes (19h30); sábado, Oração (06h00) e Mocidade (20h00); domingo, EBD (09h30) e Adoração (19h00).

IECMS Aniversariantes outubro 2012


03/10 Henrique Barbosa
03/10 Priscila Queiroz
12/10 Nara Cleri
15/10 Elielza Tenório
15/10 Flávia Cristina
19/10 Luciano Nunes
20/10 Ivonaldo Souza
22/10 Lucineide Batista
26/10 Maria Valdinete
28/10 Daniel Carlos

Casamento
18/10 Luiza e José Carlos Santos

Avanço Missionário 2012



Nos dias 26, 27 e 28/10/12 o Departamento de Missões estará mobilizando a Mocidade e Adolescentes de nossa Igreja para mais um Avanço Missionário, desta vez no Distrito de Mandaçaia, Brejo da Madre de Deus PE. “Quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas” Rm.10:15.

Criançada em Festa


O Departamento Infato Juvenil está preparando a programação para o Dia das Crianças. Será comemorado no sábado, dia 20/10/12, à partir das 13h00, na Fazenda Tibúrcio, SCC PE.