Uma Liderança Eclesiástica Saudável

Por Pr. Josilton Manoel

“Aquele que diz que permanece n’Ele, esse deve também andar assim como Ele andou” (I João 2:6). Esse é um dos importantes princípios de Liderança Cristã – Imitar à Cristo. Todo olhar da Igreja deve estar compenetrado em Cristo. Ele é o modelo por excelência em todos os aspectos da vida, inclusive na liderança espiritual.

Deus instituiu para si mesmo um povo, Deus constituiu uma liderança para o seu povo, e Deus exigiu virtudes essenciais da liderança de seu povo.

Quais seriam, então, as marcas Essenciais de uma liderança saudável? Como descreveríamos os seus predicados?

1. É UMA LIDERANÇA, ANTES DE TUDO, REGENERADA
Uma liderança harmoniosamente convertida, que experimentou o plano divino de salvação faz toda diferença. A influência dos filhos das trevas entre os santos causa estragos, mas providencialmente, isso também faz parte do plano soberano de Deus. Entre os 12 apóstolos tinha um que era diabo, ou seja, praticamente 8,5% dessa liderança é suspeita. Aqueles que não são, de modo algum interferirão no plano último de Deus, pelo contrário, contribuirão mesmo sem querer para o amadurecimento e o crescimento espiritual dos regenerados. Jesus apresentou para Nicodemos o mais sublime princípio de liderança espiritual, o novo nascimento (Jo.3:3). Uma liderança sadia, fala e se comporta regeneradamente.

2. É UMA LIDERANÇA VOLTADA PARA OS INTERESSES DO REINO DE DEUS
Quais são os reais interesses do Reino de Deus entre os homens? As lideranças eclesiásticas modernas, especialmente as televisivas, estão voltadas para shows, vaidades, ostentações, patrimônios e a centralização do homem e da instituição. O inimigo ferrenho do reino tem conseguido perverter os homens, suas famílias e a liderança da igreja. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”, disse o experiente apóstolo (Rm.14:17). Noutra ocasião chegou a dizer que devemos estar “edificados sobre o fundamento dos apóstolos” (Ef.2:20). Uma liderança sadia busca insistentemente a glória de Deus através de suas atividades, como a salvação dos perdidos e a comunhão dos santos.

3. É UMA LIDERANÇA ONDE A UNIDADE, E A SANTIDADE, REINAM CONJUNTAMENTE
O próprio Jesus sinalizou certa vez que “todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá” (Mt.12:25). Isso é um princípio da semeadura. Semeia-se desunião e colhe-se destruição. É lógico! A ausência de unidade na liderança eclesiástica tem somado conseqüências drásticas. Jesus pediu pelo aperfeiçoamento dos apóstolos na unidade (Jo.17:21-23). Paulo reclamou da divisão existente na igreja de Corinto e rogou pela unidade (I Co.1:10-13). Essa comunhão é tão importante quanto a santificação, pois andam de mãos dadas. “Sede santos, porque eu sou santo”, diz o Senhor (I Pd.1:16). Uma liderança sadia caminha de mãos dadas, com as mãos limpas.

4. É UMA LIDERANÇA MILITANTE E COOPERATIVA
Oração e labuta, devoção e ação sempre foram características dos grandes heróis da fé, entendiam que a fé sem obras é morta. Nosso serviço cristão deve se harmonizar com nossa confissão de fé. A sonolência na execução desse trabalho demonstra que o nosso amor está em falta. Jesus disse a Pedro, “Tu me amas?... Apascenta as minhas ovelhas” (Jo.21:17). Nosso amor ao Senhor é uma espécie de combustível que dinamiza nossa vida tornando-a militante, tanto quanto, cooperativa na seara do Mestre. “Servi ao Senhor com alegria” (Sl.100:2), cantava o salmista ao ingressar no templo. Uma liderança sadia, é sobretudo, uma liderança frutífera, participativa, engajada, envolvente... que trabalha.

5. É UMA LIDERANÇA EXEMPLAR
Jesus pregava tudo que vivia e vivia tudo que pregava. Basta que sejamos parecidos com ele, “basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo como o seu senhor “ (Mt.10:25). Não adianta insistir que nossos liderados olhem noutra direção. Eles continuam fitando em nós, perscrutando nossa vida pra ver se somos imitadores de Cristo (I Co.11:1). O apóstolo Paulo exorta o jovem ministro Timóteo no sentido de que ele se torne “padrão dos fies, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza” (I Tm.4:12). “As palavras movem, os exemplos arrastam”, diz o pensador. Uma liderança sadia reproduz o bom exemplo de Cristo, tornando-se receptora e despenseira de seu exemplo. Se inspira nEle para inspirar outros.
_________

IECMS 2013 – 23 Anos

Prestamos Culto em  Ação de Graças


Dia 17 de novembro, a Igreja comemorou 23 anos de organização


Bendize, ó minha alma, ao Senhor

Casamentos são construídos momento a momento

Por Paul Tripp

Em What Did You Expect? Paul Tripp lembra aos leitores de que a reconciliação em um casamento é um estilo de vida, não apenas uma resposta a quando as coisas vão mal:

Se você é um pecador casado a um pecador, então é muito perigoso permitir-se um descanso enquanto casal. Vocês simplesmente não viverão um dia juntos sem que algum ato de falta de consideração, interesse próprio, raiva, arrogância, autojustificação, amargura ou deslealdade surja em sua torpe cabeça. Frequentemente será benigno e brando, mas ainda estará lá.

Se vocês desejam ter um casamento que vive em unidade, compreensão e amor, precisam ter uma abordagem “pequenos momentos” em seu casamento. Deus esboçou para nós uma vida que não caminha de momentos grandes e definidores para momentos grandes e definidores. Provavelmente, vocês se lembrarão de duas ou três situações que mudaram suas vidas, e que vocês tenham passado juntos. Todos os dias, deitamos pequenos tijolos na fundação do que nossa vida será. Os tijolos das palavras, das ações, das pequenas decisões, dos pequenos pensamentos e desejos menores – todos trabalham juntos para formar o edifício funcional que é o casamento.

Portanto, você deve ver a si mesmo como um pedreiro matrimonial. Você está diariamente na tarefa de adicionar outra camada de tijolos, que determinará a forma de seu casamento nos dias, semanas e anos porvir. As coisas em um casamento vão mal progressivamente. As coisas tornam-se doces e belas progressivamente. O problema é que simplesmente não prestamos atenção e, por isso, nos permitimos a pensar, desejar, dizer e fazer coisas que não deveríamos.

Aqui estão algumas questões úteis para se considerar: 
Você luta pelo seu jeito nas pequenas coisas ou vê isso como uma oportunidade para servir? 
Você se permite ir para cama irritado depois de pequenas discordâncias? 
Você sai para trabalhar dia após dia sem um momento de carinho? 
Você se permite fazer pequenas coisas rudes, que você nunca teria feito no namoro? 
Você ainda pede perdão nos pequenos momentos de erro? 
Você reclama de como o outro faz coisas menores, quando isso realmente não faz alguma diferença? 
Você toma decisões sem consulta? 
Você investe em uma amizade íntima no seu casamento? 
Você reclama das fraquezas do outro? Ou você as vê como uma oportunidade de encorajar? 
Você procura pequenas oportunidades para expressar amor? 
Você mantém um registro de erros? 
Você regularmente expressa apreciação e respeito? 
Você guarda pequenas feridas que antigamente vocês teriam discutido? 
Você transforma pequenos pedidos em exigências regulares? 

Vocês podem ter um bom casamento, mas precisam entender que um bom casamento não é um dom misterioso. Não, pelo contrário, é um conjunto de compromissos que é forjado em um estilo de vida momento-a-momento.
________________
Traduzido por Josaías Jr | iPródigo | Original aqui

Dicas para o Casamento

Por Pr. Renato Vargens

De que maneira você pode ser bem sucedido no seu casamento?

1. Entenda que o lar, a família, a relação entre marido e mulher, a relação entre pais e filhos fazem parte do plano original de Deus. Foi o Senhor que criou a família. Foi ele que tomou a iniciativa de constituir esta que com certeza é a principal célula da sociedade.

2. Entenda que juntamente conosco Deus está plenamente interessado na felicidade conjugal e de toda a família.

3. Edifique seu relacionamento conjugal sobre os fundamentos da verdade e transparência.

4. Seja fiel. O Amor exige fidelidade!

5. Valorize as virtudes de seu cônjuge e diminuindo os defeitos da pessoa que ama. Nossa tendência é o contrário disto! Realçamos os defeitos "O alvo da união conjugal não é pensar igual, mas pensar junto" As nossas diferenças nos completam.

6. Não tente mudar o seu cônjuge com criticas e murmurações constantes. Uma das primeiras tentações no casamento é que um ou ambos queiram bancar o "criador" e criar o outro novamente "segundo a sua própria imagem".

7. Não seja exigente em demasia com o seu cônjuge. Somos demais exigentes com o nosso cônjuge. Precisamos admitir a nossa própria fragilidade e sermos mais tolerantes...e não esperar demais do outro. Ame o cônjuge que tem, e não o cônjuge imaginário. Procure fazer o melhor, passando por cima de muita coisa, perdoando, renunciando, amando muito.

8. Seja Grande nas coisas pequenas.

9. Tenham tudo em comum. Sonhos, alvos, planos, objetivos, dinheiro.

10. Compreenda que nunca é tarde demais para mudar ou recomeçar.

Pense nisso!

2013 - IECMS Completa 23 Anos

Nossa Igreja foi organizada oficialmente em 17 de novembro de 1990. Antes disso, passou cerca de 6 anos funcionando informalmente na residência de Damiana Bezerra e frequência dos irmãos Jaime Queiroz, Paulo Lagos, Beatriz Alves e Alta Queiroz. Algum tempo depois funcionou como congregação num salão de Givaldo Feitosa, tendo assistência do Pr. Silas Lagos. Passado esse período a IECMS foi construída, e então, emancipada sob a liderança do Pr. Arnóbio Bernardino. 

A primeira liderança era composta por Arnóbio Bernardino, Pastor; Jaime Queiroz, Presbítero; Paulo Nascimento e Givaldo Feitosa, Diáconos; Jordão Felix, Presidente do Patrimônio; José Otávio, Secretário; Paulo Nascimento, Tesoureiro. 

A Igreja prestará culto em Ação de Graças, dia 17/11/2013, às 19h00, por mais um ano de vida eclesiástica (23 anos). Nesse mesmo dia, o Pr. Josilton e família, oferecem gratidão por mais um ano de pastorado na IECMS (08 anos).

A Igreja, Lugar de Vida

Por Rev. Hernandes Dias

A igreja é o povo chamado por Deus das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, do pecado para a santidade, da perdição para a salvação. O homem natural está longe de Deus, é rebelde contra Deus, e está morto em seus delitos e pecados. Ninguém vem a Deus por si mesmo. Ninguém pode vir a Cristo se o Pai não o trouxer. É Deus quem opera no homem tanto o querer quanto o realizar. É Deus quem tira a viseira dos seus olhos e o tampão dos seus ouvidos. É Deus quem abre o coração e dá o arrependimento para a vida. É Deus quem dá a fé salvadora e justifica o pecador.

A igreja é o povo chamado do mundo para um relacionamento particular com Deus. Somos adotados na família de Deus. Somos filhos de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Fomos chamados para um lugar de vida e não para as sombras da morte. Fomos chamados para vivermos de forma abundante e superlativa e não para nos apresentarmos no palco do mundo com um arremedo de vida. Fomos chamados para a liberdade em Cristo e não para colocarmos novamente nosso pescoço no jugo da escravidão.

A igreja é um lugar de vida, e nós podemos usufruir essa vida abundante, por três razões:

Em primeiro lugar, porque aqueles que estão em Cristo ao olharem para o passado têm convicção de que seus pecados foram perdoados. Todo aquele que pela fé veio a Cristo, e o recebeu como Salvador, foi justificado e não pesa mais sobre ele nenhuma condenação. Com respeito à justificação foi liberto da condenação do pecado. Seus pecados foram cancelados. Sua dívida foi paga. A lei foi plenamente cumprida e as demandas da justiça satisfeitas. Quem está em Cristo é nova criatura. Recebe um novo coração, uma nova mente, uma nova vida, uma nova família, uma nova pátria. Nosso passado foi passado a limpo e fomos lavados no sangue de Jesus e, agora, temos uma nova vida, sem as peias da culpa.

Em segundo lugar, porque aqueles que estão em Cristo ao olharem para o presente têm convicção de que podem viver estribados no poder de Deus. Aquele que está em Cristo não está mais debaixo do poder do pecado. Não é mais escravo do pecado. O poder que opera nele não é mais o poder da morte, mas o poder da ressurreição. Nele habita plenamente a palavra de Cristo. Ele foi feito templo do Espírito Santo. Cristo habita em seu coração pela fé. Ele morreu para o pecado e, agora, está vivo para Deus. A suprema grandeza do poder de Deus está à sua disposição para viver vitoriosamente, pois com respeito à santificação foi liberto do poder do pecado.

Em terceiro lugar, porque aqueles que estão em Cristo ao olharem para o futuro têm convicção de que caminham para a glória. O nosso futuro já está determinado. E determinado não por um destino cego, mas pelo Deus onipotente. Aqueles que Deus conheceu, predestinou, chamou e justificou, a esses Deus também glorificou. Nossa glorificação é um fato futuro, mas na mente de Deus e nos decretos de Deus já está consumado. Não caminhamos para um ocaso lúgubre, mas para a eternidade bendita. Não marchamos para um túmulo gelado, mas para a ressurreição gloriosa. Não nos assombramos diante de um futuro incerto, mas gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Receberemos um corpo semelhante ao corpo da glória de Cristo. Viveremos e reinaremos com Cristo por toda a eternidade. Deus, então, enxugará dos nossos olhos toda a lágrima, porque com respeito à glorificação seremos libertos da presença do pecado.

IECMS Passeio em Bonito PE

A Igreja promoveu em novembro viagem para Bonito PE


Região admirável pela beleza natural e abundância de águas.


Visitamos a Cachoeira Camping do Mágico.


A natureza deu um show à parte, graças ao Criador.

Auxiliadoras


Nos dias 20 e 21 de outubro/2013 as Auxiliadoras da Igreja agradeceram a Deus por mais um ano de abnegado serviço.  O Presb. Ivanildo e os Pastores Josenildo José e Calvino Rocha foram os pregadores. Suplicamos o favor divino sobre eles e sobre o Departamento Feminino.

Pense Nisso!

“O milagre do novo nascimento está sendo entendido como um processo mecânico e sem vida. Parece que o exercício da fé já não abala a estrutura moral do homem, nem modifica a sua velha natureza. É como se ele pudesse aceitar a Cristo sem que, em seu coração, surgisse um genuíno amor pelo Salvador. Contudo, o homem que não tem fome nem sede de Deus pode estar salvo? "  (A.W. Tozer)

Aniversariantes IECMS novembro 2013

04/11 Jefferson Gomes
04/11 Maurício Lima
06/11 Albanita Salviano
06/11 Aline Xavier
09/11 Everaldo do Nascimento
11/11 José Carlos da Silva
20/11 Maria de Lourdes Lima
20/11 Givaldo Feitosa
26/11 Janaina Larice
27/11 Silvia Cristiane
28/11 Marita Aragão
29/11 Gizelda Ferraz
30/11 Maria das Graças Alves

Casamento
15/11 Edjane e Luciano
26/11 Laudivânia e Valdemar